sábado, 23 de outubro de 2010

77 anos do um Macunaíma da bola.


Manoel Francisco dos Santos,
pobre,
mulato e boêmio.
Fez do gramado seu picadeiro, um artista da bola.
Garrincha virou folclore, seus dribles e cortes são tão irreais que sempre são tratados com ares de lenda
Exemplo de anti herói,
sobretudo humano
fez como poucos o povo sorrir
Levou como poucos multidões
Anti herói,
preguiçoso
nunca gostava de treinar
original
esse foi Mané
Virou estrela
e assim como uma,
brilhou tão forte
que se apagou.
Solitário, pobre e falido morreu um dos maiores jogadores de todos os tempos. Já ouvi muitos dizerem que a diferença do sucesso de Pelé e Garrincha foi a divisão do primeiro em dois, o Edson se separou do personagem Pelé, já Mané sempre foi o Garrincha viveu esse personagem folclórico até seus 49 anos, ali não dava mais tempo de Mané entregar o roteiro. Salve Mané, Heleno de Freitas, Sócrates, Maradona e Cantona.

Cquote1.svg

Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.

Cquote2.svg

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Geração 140 caracteres

Muita gente me pergunta: meu porque você não faz um Twitter?
Logo respondo: eu não gosto do Twitter!.
O microblogging explodiu ano passado conseguindo milhares de usuários, que em 140 comentam sobre qualquer coisa, se tornou febre entre as celebridades e pessoas desconhecidas que passam horas nessa rede social que permite que o usuário siga as pessoas que mais lhe convém, e o mais incrível, elas competem para ver quem tem mais seguidores.

Mas o grande motivo para eu não gostar dessa ferramenta é justamente o que faz dela um sucesso, os 140 caracteres. A partir do momento que sua forma de se expressar é limitada seu pensamento acaba sendo também, ou seja, você não pode se articular como quer e da forma como quer e cada vez mais vai se encurtando a forma de comunicação.

A necessidade de economia de tempo é a motivo para a objetividade na forma de comunicação entre as pessoas leva a apenas frases rápidas jogadas sem reflexão e desenvolvimento de argumentos. Essa tendência de falta de dialogo e reflexão me preocupa muito, cada vez mais reparo que as pessoas precisam de informações rápidas e isso é prejudicial tanto para o jornalismo (que apesar de muitas vezes não ser crítico) quanto para os diálogos cotidianos.

De fato creio que o essa restrição de expressão é burra, e não sou conivente com ela, esse vício em twiitar é um grande retrocesso na comunicação e como disse certa vez um tal de José Saramago: "Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido".

Insônia


Mais uma vez me pego na madruga sem sono com mil e uma coisas para fazer ainda hoje pela manhã, ou seja daqui a pouco. Provavelmente terei poucas horas de sono, mas é com o silêncio da madrugada que as coisas fluem melhor os pensamentos se organizam, a cabeça passa a trabalhar no ritmo certo e pra variar passo a refletir sobre tudo.
De fato a madrugada é um momento, para reflexão sobre o que for, agora mesmo me peguei pensando no que fiz essa semana, uma semana um tanto quanto corriqueira após volta de feriado prolongado, sono, preguiça e cansaço devido a noites mal durmidas preenchidas com festas e loucuras universitárias, mas enfim isso não vem ao caso no momento, mas alguns fatos me chamaram a atenção, como um gesto de afeto pode mudar a cabeça de uma pessoa?
Foi apenas um abraço para que tudo virasse de ponta cabeça, cabeça a mil fantasiando inúmeras realidades irreais, de certa forma impossíveis (ou não) que te prendem de volta ao chão e lhe trás de volta ao seu pacato e tedioso mundo. A sexta feira nunca demorei tanto para chegar em casa, não pelo trânsito e outros fatores mas pelo tempo ser relativo, de fato essa provei que a teoria de Einstein estava certo.
Sim, admito sou um maluco sonhador que se desprende facíl da realidade pra sonhar incertezas, não sei porque mas isso acontece, se eu para-se para anotar todas minhas viagens, dariam uma bela coleção de livros. A hora vai passando e daqui a pouco tenho que estar de pé, e para não dizer que não falei das flores, um pouco do nosso esporte bretão!
Hoje assisti a 2 partidas do campeonato brasileiro da série A, e me deparei mais uma vez com um dos campeonatos mais chatos dos últimos tempos, apesar de comentaristas dizerem que "o bicho ta pegando" que tais times tem chances e bla bla bla, vejo estádios vazios e jogadores sem amor a camisa, mas de novo venho eu me auto censurar e voltar ao foco, o caso da violência no jogo entre Itália e Sérvia é um caso aparte que a mídia deveria tratar com muito mais cuidado ao invés de tratar apenas como "hooliganismo" que será exemplarmente punido. O buraco é muito mais em baixo e foi só o começo.
O sono esta chegando, e gostaria de escrever só mais algumas linhas, fica a dica para quem quiser ver um filme que terminei de assistir a umas 2 horas atrás, para combinar com esse meu clima de paixãozinha psicológica, um filme que chama "brilho eterno de uma mente sem lembranças" que traz um Jim Carrey dos filmes de comédia diferente dos filmes de comédia, estrelando uma história muito boa. Vale a pena ver.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Chris Gaffney, nascido nos Estados Unidos, é autor do livro “Temples of the Earthbound Gods”, sobre a arquitetura de estádios de futebol, tratados como santuários.

É também professor visitante na Escola de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense e pesquisa e escreve sobre os efeitos dos mega-eventos esportivos no Rio e no Brasil. (www.geostadia.blogspot.com).

Quem esta com ele à frente da organização do que estão chamando de ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO TORCEDOR é Marcos Alvito, também professor na UFF e Mestre em História Social das Idéias pela mesma universidade, além de Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

Ambos querem construir uma organização nacional que entre nos debates com a cartolagem, entre nos estádios com faixas para a torcedor comum ver e, pelo sítio do movimento, se informar melhor sobre o que está acontecendo com a preparação da Copa do Mundo no Brasil.

Como há pesquisadores de alto nível atrás do assunto, e pela indignação diante do que avaliam como apropriação da cultura brasileira de futebol pela grande mídia, cartolas, FIFA e CBF, os dois professores decidiram começar uma verdadeira guerra de informação para tentar estabelecer um pouco de democracia no futebol brasileiro.

O movimento considera que o futebol brasileiro é um patrimônio cultural e que esse patrimônio esta sendo violado, apropriado e vendido nas formas mais diversas e perversas possíveis.

Seus lançadores, afirmam:

“Sabemos que essa organização tem a possibilidade de explodir numa rede nacional em pouco tempo. Sabemos também que estamos correndo atrás do relógio, contra os poderes já estabelecidos, e as demais forças do capital internacional”.

O endereço para quem quiser se informar e se associar é http://www.torcedores.org .

Neste domingo, no Engenhão, por ocasião do clássico entre Fluminense e Botafogo, a Associação Nacional do Torcedor dever fazer sua primeira aparição pública.

por Juca Kfouri às 12:41


entre e associe-se

domingo, 3 de outubro de 2010

Post pós eleições.


O que eu vou falar aqui? Sério, depois da apuração dessa eleição fiquei horrorizado com a falta de noção de grande parte da população brasileira, de fato nunca antes na história desse país vi tanta porquice nas eleições, mensaleiros eleitos, candidata sem foto na urna no segundo turno no DF, Tiririca eleito, Brasil que PORRA é essa?

De longe nunca se viu tanta falta de vergonha na cara de candidatos e eleitores, o estado de São Paulo que por parte de alguns elitistas julga algo mais por ser o coração financeiro do país, berço da industrialização do país, que possui uma classe media que enche o peito ao dizer: "aqui o PT não ganha, é culpa do nordeste, é lá que essa 'bandida' tem mais votos, ai o PT isso , ai o PT aquilo, ai esses esquerdistas arruaceiros...", foi esse mesmo estado tido como detentor do saber político que elegeu TIRIRICA (não chamem ele de Palhaço, isso é uma ofensa a esses amáveis artistas) com seu deputado FEDERAL mais votado e que vai levar mais três ou quatro junto com ele, que elege no primeiro turno um Governador que tem seu partido a 16 anos no poder, e se esquece de que o maior colégio eleitoral do país é o São Paulo e que toda cagada que sua população faz se reflete aqui, bela consciência política do estado não é.

Não sou petista e nunca serei, não sou tucano e jamais serei, não quero que ninguém tenha a mesma opinião como a minha só peço coerência, ao invés de por a culpa no nordeste olhe para a merda que fez vote certo não vote em qualquer babaca que faz graça na teve. Essas eleições foram um tapa na cara do cidadão brasileiro mostrou o quão babaca somos, daqui a um mês teremos de voltar as urnas para escolher de forma nada democrática entre um velho hipocondríaco e uma manca escrota, que não vão mudar nada o destino do nosso país, apenas se diferem na forma de que governam para as mesmas poucas pessoas. Só muda se agente mudar nosso jeito de votar.

É fácil ficar lamentando durante quatro anos que os políticos são isso ou são aquilo, se no dia das eleições as pessoas vão votar com uma puta má vontade e votam em candidatos escrotos? Lamentar é fácil mas dar a cara pra bater, falar o que pensa e agir contra essa merda ninguém quer! Nós que nos achamos tão superiores ao nossos vizinhos argentinos elegemos isso ai, e fazemos do nosso país uma piada!


esse post era pra estar no outro blog o www.tacandonoventilador.blogspot.com mas enfim postei aqui mesmo

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PIOR QUE TA FICA SIM!!!


VOTE SÉRIO
Não deixe essa piada ficar mais sem graça ainda