segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Geração 140 caracteres

Muita gente me pergunta: meu porque você não faz um Twitter?
Logo respondo: eu não gosto do Twitter!.
O microblogging explodiu ano passado conseguindo milhares de usuários, que em 140 comentam sobre qualquer coisa, se tornou febre entre as celebridades e pessoas desconhecidas que passam horas nessa rede social que permite que o usuário siga as pessoas que mais lhe convém, e o mais incrível, elas competem para ver quem tem mais seguidores.

Mas o grande motivo para eu não gostar dessa ferramenta é justamente o que faz dela um sucesso, os 140 caracteres. A partir do momento que sua forma de se expressar é limitada seu pensamento acaba sendo também, ou seja, você não pode se articular como quer e da forma como quer e cada vez mais vai se encurtando a forma de comunicação.

A necessidade de economia de tempo é a motivo para a objetividade na forma de comunicação entre as pessoas leva a apenas frases rápidas jogadas sem reflexão e desenvolvimento de argumentos. Essa tendência de falta de dialogo e reflexão me preocupa muito, cada vez mais reparo que as pessoas precisam de informações rápidas e isso é prejudicial tanto para o jornalismo (que apesar de muitas vezes não ser crítico) quanto para os diálogos cotidianos.

De fato creio que o essa restrição de expressão é burra, e não sou conivente com ela, esse vício em twiitar é um grande retrocesso na comunicação e como disse certa vez um tal de José Saramago: "Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido".

Um comentário:

  1. Esse é o meu garoto...

    Concordo plenamente contigo, mas outra coisa que ja vem acontecendo com os jovens, mas há algum tempo, é o fato de abreviar as palavras para escrever em mensagens, msn, entre outros. E isso dificulta muito na hora de escrever uma redação ou qualquer outra forma de expressão escrita. E a tecnologia só vai piorando isso com o passar do tempo....

    Carinha ainda não consigo te seguir!!!

    ResponderExcluir